terça-feira, 10 de novembro de 2015

Conhecer os métodos contracetivos: Pílula

Neste tema de "Conhecer os métodos contracetivos", iremos aprofundar alguns métodos contracetivos (http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/11/metodos-contracetivos-nao-naturais.html - http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/10/contracecao.html), falar tudo sobre ele e se ainda assim continuares com dúvidas pergunta nos comentários! Se queres que falemos de algum método contracetivo específico deixa também nos comentários! 

Sabes como funciona a pílula? Tens alguma dúvida? Vamos explicar de seguida como a pílula atua no organismo das mulheres e no ciclo sexual.

Contrariamente ao que se ouve às vezes... Não é preciso ter uma idade específica para tomar a pílula. E muitas vezes associa-se "tomar a pílula" com "não engravidar", nem sempre o fim da pílula é esse. A toma da pílula é relacionada também com problemas de acne, dores menstruais, menstruações abundantes e irregulares e excesso de pêlos
Antes de iniciares o uso da pílula é necessário consultares o teu médico, ele irá dizer-te qual a pílula recomendada para ti e como tomá-la, também deves informar profissional de saúde que medicamentos (se) estás a tomar ao mesmo tempo, a saber se existe interação entre os medicamentos e a pílula, e quais as precauções/cuidados adicionais que deve ter, visto que, por exemplo, antibióticos podem inibir o efeito de pílula.
Para tomar a pílula pela primeira vez deve-se tomar o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. Nas pílulas combinadas - aquelas que se tomam durante 21 dias e faz-se uma pausa durante 7 dias - durante a pausa de 7 dias não é necessário o uso de outro método contracetivo, se durante os 21 dias a pílula foi tomada corretamente. Caso te esqueças de tomar a pílula: se o esquecimento for de menos 12 horas podes tomar imediatamente a pílula e continuar a tomar normalmente até ao final da caixa e a eficácia permanece; se o esquecimento já tenha passado mais de 12 horas, a eficácia contracetiva pode ter diminuído. Neste caso, deves ler o folheto informativo que se encontra na embalagem do teu contracetivo e seguir as instruções. Se tiveres dúvidas, consulta o teu médico.
A pílula faz efeito logo no primeiro dia, mas é aconselhável voltar a ter relações sexuais quando a caixa terminar, ou usar outro método contracetivo enquanto a caixa não termina.
A pílula combinada tem uma eficácia de 0,1 a 1 (gravidezes em 100 mulheres/ano) e a progestativa de 0,5 a 1,5. 
Como deves saber a pílula não previne das doenças sexualmente transmissíveis, mas tem as vantagens de: não interferir no ato sexual, reduzir em 50% o risco de cancro dos ovários e do endométrio e diminui a incidência de quistos funcionais do ovário e a doença poliquística.
Nos três primeiros meses após o início da toma da pílula são visíveis (não em todas as mulheres) efeitos secundários como náuseas, dores de cabeça, sensibilidade nas mamas, inchaço e ligeiro aumento de peso e amenorreia (ausência de menstruação).
A principal forma de ação da pílula anticoncepcional é impedir que ocorra a ovulação, ou seja, se a pílula for usada corretamente ela impede o amadurecimento e saída do óvulo do ovário, impedindo assim que ocorra a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide).
A pílula produz também alteração no muco cervical (engrossamento), dificultando assim a passagem dos espermatozóides pelo colo do útero.




   
Esperemos que este post tão grande (ahah) tenha-te esclarecido as dúvidas, se ainda continuares com alguma, não hesites em colocar nos comentários! Estamos aqui para te ajudar! Biobeijos e bioabraços!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário