Como publicamos no post anterior (http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/10/manipulacao-da-fertilidade.html), as populações têm andado à procura de uma vida sexual mais satisfatória e segura. Algumas pessoas, ou pela sua idade, ou pelo seu estado financeiro, não desejam, temporária ou definitivamente, ter filhos, o que fez com que se desenvolvessem métodos contracetivos, para a prevenção voluntária da gravidez.
Alguns desses métodos modificam o funcionamento normal das gónadas (são os órgãos responsáveis pela produção de gâmetas - os testículos e os ovários), outros impedem o encontro do espermatozoide com o oócito II e consequentemente a fecundação e outros ainda impedem a nidação (fixação do embrião na parede do útero) do embrião.
Métodos contracetivos naturais.
Estes métodos baseiam-se no conhecimento da data da ovulação e na sobrevivência dos espermatozoides e oócitos. Consistem na abstinência de relações sexuais durante o período fértil do ciclo da mulher. São distintas 4 formas de determinar o período fértil:
- Método do calendário ou método do Ogino-Knaus
O método do calendário tem em conta o tempo de sobrevivência dos gâmetas (24 horas para o oócito e 72 horas para o espermatozoide) para determinar o período fértil. Considerando a duração dos ciclos menstruais anteriores (idealmente 12 ciclos), pode calcular-se o período fértil, por subtração de 11 dias ao ciclo mais logo e de 18 dias aos ciclo mais curto.
(MATIAS, Osório et al MARTINS Pedro, Biologia 12 - Parte 1, areal Editores, 2013, página 57)
2. Método das temperaturas basais
Este método consiste na medição diária da temperatura, utilizando sempre o mesmo local (boca, vaginal ou reto). A medição deverá ser feita sempre ao acordar e registada num gráfico, tendo em que a temperatura basal varia ao longo do ciclo menstrual, sendo mais elevada após a ovulação. A subida da temperatura basal a meio do ciclo, é antecedida de uma ligeira descida, que corresponde à ovulação.
3. Método do muco cervical ou método de Billings
O método do muco cervical consiste em observar diariamente o muco cervical, retirando-o da vagina com dois dedos e observando e registando a sua elasticidade. No período fértil, o muco aumenta a elasticidade, quando distendido entre os dois dedos, chega a atingir 15 a 20 cm.
4. Método sintotérmico
No método sintotérmico, registam-se as temperaturas basais ao longo do ciclo e observa-se o muco produzido. Para além disso, faz-se a palpação do colo do útero durante o ciclo, no período fértil, o cérvix apresenta-se alto, mole e aberto.
Neste post é tudo! No próximo post continuamos a falar sobre os métodos contracetivos e avançaremos para os não naturais (http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/11/metodos-contracetivos-nao-naturais.html)! Biobeijos e bioabraços!!





Fantástico!! Muito bem organizado, continuem assim!
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua opinião!
EliminarA matéria está muito bem resumida com textos e imagens que facilitam a compreensão. Gostei muito, parabéns!
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua opinião!
EliminarMuitos Parabéns às três! :) Está simples, claro e informativo. Deviam divulgá-lo mais! :')
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua opinião!
EliminarOlá, tenho uma menstruação irregular, como posso medir o meu período fértil?
ResponderEliminarOlá!
EliminarTens de observar os teus ciclos durante 6 a 12 meses, por exemplo, desde o primeiro dia da menstruação até ao primeiro dia da tua próxima menstruação vão 27 dias, mas para o outro mês já vão 31 dias e contas assim durante 6/12 meses. Após esses 6/12 meses contando a duração dos teus ciclos, subtrais 17 ao teu ciclo mais curto, por exemplo: 26 - 17 = 9 e subtrais 12 ao teu ciclo mais longo, por exemplo 32 - 12 = 20. Ou seja face à irregularidade do teu ciclo, deves considerar que estás no período fértil entre o 9º e 20º dias do ciclo. (Método do calendário) Podes também saber se estás no período fértil testanto a elasticidade do muco cervical quando acordas; se o muco (entre dois dedos) se estende bastante (15 a 20 cm) significa que estás no período fértil.
Esperemos que te tenhamos ajudado!