terça-feira, 27 de outubro de 2015

Contraceção

 Como publicamos no post anterior (http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/10/manipulacao-da-fertilidade.html), as populações têm andado à procura de uma vida sexual mais satisfatória e segura. Algumas pessoas, ou pela sua idade, ou pelo seu estado financeiro, não desejam, temporária ou definitivamente, ter filhos, o que fez com que se desenvolvessem métodos contracetivos, para a prevenção voluntária da gravidez.
  Alguns desses métodos modificam o funcionamento normal das gónadas (são os órgãos responsáveis pela produção de gâmetas - os testículos e os ovários), outros impedem o encontro do espermatozoide com o oócito II e consequentemente a fecundação e outros ainda impedem a nidação (fixação do embrião na parede do útero) do embrião.
   

Métodos contracetivos naturais. 

   Estes métodos baseiam-se no conhecimento da data da ovulação e na sobrevivência dos espermatozoides e oócitos. Consistem na abstinência de relações sexuais durante o período fértil do ciclo da mulher. São distintas 4 formas de determinar o período fértil:

  1. Método do calendário ou método do Ogino-Knaus

          O método do calendário tem em conta o tempo de sobrevivência dos gâmetas (24 horas para o oócito e 72 horas para o espermatozoide) para determinar o período fértil. Considerando a duração dos ciclos menstruais anteriores (idealmente 12 ciclos), pode calcular-se o período fértil, por subtração de 11 dias ao ciclo mais logo e de 18 dias aos ciclo mais curto. 

(MATIAS, Osório et al MARTINS Pedro, Biologia 12 - Parte 1, areal Editores, 2013, página 57)

   2.  Método das temperaturas basais


        Este método consiste na medição diária da temperatura, utilizando sempre o mesmo local (boca, vaginal ou reto). A medição deverá ser feita sempre ao acordar e registada num gráfico, tendo em que a temperatura basal varia ao longo do ciclo menstrual, sendo mais elevada após a ovulação. A subida da temperatura basal a meio do ciclo, é antecedida de uma ligeira descida, que corresponde à ovulação.


 3.  Método do muco cervical ou método de Billings

       O método do muco cervical consiste em observar diariamente o muco cervical, retirando-o da vagina com dois dedos e observando e registando a sua elasticidade. No período fértil, o muco aumenta a elasticidade, quando distendido entre os dois dedos, chega a atingir 15 a 20 cm.



 4.  Método sintotérmico

       No método sintotérmico, registam-se as temperaturas basais ao longo do ciclo e observa-se o muco produzido. Para além disso, faz-se a palpação do colo do útero durante o ciclo, no período fértil, o cérvix apresenta-se alto, mole e aberto. 


   Neste post é tudo! No próximo post continuamos a falar sobre os métodos contracetivos e avançaremos para os não naturais (http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/11/metodos-contracetivos-nao-naturais.html)! Biobeijos e bioabraços!!  

Manipulação da fertilidade

   Hoje em dia a dimensão demográfica interfere na qualidade de vida das populações, sendo notável em países em vias de desenvolvimento com excesso populacional contrariamente em países europeus em que se assiste um envelhecimento da população.
   Assim, para correção dessas diferenças desenvolveram-se procedimentos biotecnológicos que permitem manipular os processos reprodutivos. De facto, o conceito Saúde Reprodutiva prevê que as pessoas possam ter uma vida sexual satisfatória e segura, que tenham a capacidade de se reproduzir e decidir se, quando e com que frequência o fazem.
   Sabe-se também que o uso de contracetivos, o recurso a técnicas de reprodução assistida e a interrupção voluntária da gravidez são questões influenciadas não só por fatores de natureza científica, mas também de ordem cultural, ética e religiosa.
   E assim terminamos o nosso primeiro post!!! Falaremos no próximo post sobre os métodos contracetivos (http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/11/metodos-contracetivos-nao-naturais.html -http://greenspaceforeverybody.blogspot.pt/2015/10/contracecao.html)! Fiquem atentos!! Biobeijos e bioabraços para todos!